quarta-feira, 2 de setembro de 2009

AULA INAUGURAL EM GUAJARÁ-MIRIM - RONDÔNIA

Diz a lenda que, certa vez, um homem caminhava pela praia numa noite de lua cheia.
Pensava desta forma :

"Se tivesse uma casa grande, seria feliz".

"Se tivesse um excelente trabalho, seria feliz.

"Se tivesse uma companheira perfeita, seria feliz".

Nesse momento, tropeçou com uma sacolinha cheia de pedras e começou a jogá-las, uma a uma, no mar, a cada vez que dizia :

"seria feliz se tivesse..."

Assim o fez até que a sacolinha ficou com uma só pedrinha, que decidiu guardá-la.

Ao chegar em casa, percebeu que aquela pedrinha tratava-se de um diamante muito valioso.
Você imaginou quantos diamantes jogou no mar, sem parar PARA PENSAR?

Quantos de nós vivemos jogando fora nossos preciosos tesouros por estar esperando o que acreditamos ser perfeito ou sonhando e desejando o que não temos, sem dar valor ao que temos perto de nossas mãos ?

Olhe ao seu redor e, se você parar para observar, perceberás quão afortunado você é. Muito perto de ti está tua felicidade.

E NÓS ESTAMOS DANDO-LHE MAIS UMA OPORTUNIDADE!!!!

SAULUS BRUNO - DIRETOR ADMINISTRATIVO e TAMBÉM PROFESSOR
RECEPCIONISTAS DE GUAJARÁ... NEILYANE E FRED
NOSSO DIRETOR SAULUS, COM O PROFESSOR CLAUDIO, A PROFESSORA CLÉIA E OS NOSSOS RECEPCIONISTAS, A NEILYANE E O FRED
A NOSSA MASCOTIZINHA...A FILHA DE Dª VERA


TURMA DE 08 AS 10H
TURMA DE 08 AS 10H
TURMA DE 08 AS 10H
TURMA DE 10 AS 12H

TURMA DE 10 AS 12H
TURMA DAS 14 AS 16H
TURMA DAS 14 AS 16H

TURMA DAS 16 AS 18H
TURMA DAS 16 AS 18H
TURMA DAS 16 AS 18H
TURMA DAS 18 AS 20H
TURMA DAS 18 AS 20H
TURMA DAS 18 AS 20H
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Escolha estar em sintonia com o seu tempo,
tudo muda e é preciso estar preparado para as novas situações.
Escolha descobrir o que você tem de melhor,
isso será seu melhor auxilio diante das adversidades.
Escolha alcançar objetivos estimulantes.
Insegurança e ceticismo só atrapalham.

Escolha aprender e reaprender todos os dias,
sabedoria se conquista com paciência e tempo.

CONTEM CONOSCO!

EQUIPE G&D CURSOS



TIRANDO TODAS AS DÚVIDAS:

O QUE SÃO CURSOS LIVRES?

Os Cursos Livres, são assim chamados, por serem desvinculados do sistema regular de ensino, ou seja, não precisam de regulamentação da Diretoria de Ensino para funcionar.

Diferentes dos cursos regulares (educação infantil, ensino fundamental, ensino médio, ensino técnico, ensino superior, pós-graduação etc.), os cursos livres se caracterizam também por serem cursos de frequência aberta, a todas as idades, em várias modalidades e nem sempre estão sujeitos a um controle de frequência.

Cursos livres são programas educacionais destinados ao desenvolvimento de competências para o trabalho.

Cursos pré-vestibulares, cursos pre-ENEN, cursos preparatórios para concursos públicos e militar, assim como curso de idiomas, profissionalizantes, informática, são considerados cursos livres, sem a menor ligação com a SEC ou o MEC.


O que o MEC e as SECRETARIAS DE EDUCAÇÃO autorizam então?

Autorizam o ensino fundamental (público e privado), o ensino médio (publico e privado), cursos técnicos (publico e privado), graduação (publico e privado), pos-graduação (público e privado), mestrado e doutorado (público e privado) e os EJAS - antigo supletivo (publico e privado).

Infelizmente no Brasil, muita gente se aproveita da desinformação do público para passar informações incabíveis. É triste que isso aconteça. Mas felizmente também existe muitas escolas e cursos livres transparentes e éticos.

Existe no congresso nacional há anos um projeto de lei para regulamentar os cursos livres no MEC, mas não existe consenso, pois os cursos adotam diferentes métodos, currículos e material didático.

Como é feita a regulamentação dos funcionários (professores e monitores)?

Como sendo empresa privada, não é necessária a vinculação à SECRETARIA DE EDUCAÇÃO ou ao MEC. Apenas é necessário regulamentar e obedecer às regras do MINISTÉRIO DO TRABALHO quanto à contratação e pagamentos dos direitos (como férias, FGTS, INSS, hora/aula) de monitores, professores e funcionários em geral.

E os certificados?

Certificados emitidos por cursos livres não são necessário reconhecimento pelo Ministério da Educação e Cultura no Brasil. Através da LEI 9394/96 das LEIS E DIRETRIZES DE BASE DA EDUCAÇÃO, cursos oferecidos, com carga horária abaixo de 400H /AULA, não é preciso vinculação ao MEC.

Mas certificados não são garantia de emprego, servem apenas para demonstrar a quem interessar, os cursos e a carga horária que a pessoa cursou até o momento.

segunda-feira, 31 de agosto de 2009

O Curso Profissionalizante como Fonte de Ascensão Social

Uma das grandes questões de todos os programas sociais é o dilema entre fornecer o sustento imediato para as famílias miseráveis e, ao mesmo tempo, impedir que elas se tornem escravas da ajuda e deixem de evoluir para que continuem recebendo a ajuda governamental. É o famoso conceito de “ensinar a pescar além de dar o peixe”. E, em relação à “ensinar a pescar”; nada pode ser mais efetivo do que fornecer o acesso aos beneficiários dessa ajuda governamental ao curso profissionalizante . Dando aos membros carentes dessas famílias miseráveis a possibilidade de aprender uma profissão e ganhar o próprio sustento através de um pequeno negócio rentável, é a chave para reduzir a miséria e ao mesmo tempo elevar a condição social dessas famílias e de seus membros.

O curso profissionalizante pode ser um aliado indispensável e magnífico para todas as ações sociais que visem uma real solução para o problema da miséria e do caos social que algumas regiões do país vivem. Contudo, é importante ressaltar e fazer com que os políticos entendam, que apenas o curso profissionalizante não será capaz de resolver o problema. É necessário que, juntamente com o curso profissionalizante, sejam mantidos convênios com empresas. Ou seja, é necessário que seja dado o apoio, tanto logístico como financeiro, para os novos formandos que queiram implementar um negócio próprio ou abrirem uma cooperativa.

As ONG’s e os agentes governamentais responsáveis pela aplicação e fiscalização dos programas sociais em determinadas regiões; deve fazer do curso profissionalizante um aliado definitivo que deverá ser apoiado e incentivado sob todos os aspectos. Assim, com o passar do tempo, um volume muito maior de pessoas poderá deixar de ser um assistido e passar a contribuir para os programas sociais; pois estará gerando renda e riqueza com o que aprendeu no curso profissionalizante.

Da mesma forma, iniciativas de criação de centros capazes de ministrar um curso profissionalizante de qualidade, devem ser acolhidas e abrigadas como forma de criação de pólos de aprendizado e de capacitação para a população em condição de miséria ou de pobreza absoluta. Garantindo que, mais tarde, essas pessoas possam ascender socialmente e deixar os programas sociais. A aplicação do sistema de curso profissionalizante, mas a obrigatoriedade de capacitação para os beneficiários dos programas sociais; seria um fator de diminuição das disparidades de renda e sociais que tanto envergonham a nossa nação.

O curso profissionalizante deve ser tratado como uma oportunidade de ouro, capaz de libertar milhões de brasileiros do ostracismo social e da indigência mendicante. Ao invés de criar-se uma legião de zumbis sociais viciados e dependentes de programas sociais e uma massa de manobra alienada para políticos oportunistas de plantão. Todo cidadão consciente deve perguntar-se porque o governo não inunda os estados da ação com centros que ofereçam um curso profissionalizante de qualidade para os interessados gratuitamente. Assim, nosso mercado de trabalho, faminto por profissionais qualificados, teria suas vagas preenchidas finalmente. Talvez a resposta seja mais simples do que a própria pergunta. Afinal o que interessa mais a nossos políticos; oferecer um bom curso profissionalizante para os cidadãos pobres ou tê-los sempre sob o cabresto e a servidão da dependência social?

Pense nisso.